Protocolo Autônomo de Consulta e Consentimento da Comunidade de Morro dos Patos (2023)

Protocolo Autônomo de Consulta e Consentimento da Comunidade de Morro dos Patos (2023)

Somos uma comunidade tradicional caiçara de pescadores e agricultores nativos localizada no litoral do município de Itarema. Somos um povo do mar, do rio e do mangue onde vivemos em harmonia com os bichos, as plantas e as águas desde o início da nossa ocupação neste território. Aqui chegamos por volta
do ano de 1930 com sete famílias vindo de outras comunidades e territórios indígenas vizinhos – Almofala, Pachicu, Patos.

Durante quase um século habitamos neste território entre a foz do rio Aracatiaçu e o mar, onde vivemos
da pequena roça de subsistência de mandioca, coco,feijão, milho, batata; da pesca artesanal de cara,  tilápia, tainha, carapicú, muçu, boca de ouro, biquara; da mariscagem de caranguejo, siri, aratu, camarão, sororó e búzio; criação de galinha, gado, cavalo, jumento, cabra, ovelha e porco; artesanato com crochê e conchas da praia.

Quando aqui chegamos, precisamos pagar renda para cultivar uma terra que estava abandonada porque uma família se dizia dona. Houve muita luta e muitos desafios para demarcar nosso assentamento, o que aconteceu no ano de 1984. Com o tempo nossos filhos tiveram filhos e depois vieram os netos, e hoje somos noventa famílias.

Baixar: Comunidade de Morro dos Patos (2023)

Pular para o conteúdo