Protocolo de Consulta e Consentimento Prévio, Livre e Informado e de Boa Fé das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas Gerais (2023)

Protocolo de Consulta e Consentimento Prévio, Livre e Informado e de Boa Fé das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas Gerais (2023)

“As famílias mais antigas das nossas comunidades, há séculos, convivem com as veredas. As histórias contadas nos revelam que desde meados do século XIX os núcleos mais antigos já mantinham relação com áreas alagadas dos chapadões e dos brejos da região onde desenvolvemos nosso modo de vida tradicional.

Vivemos nas regiões dos planaltos Sanfranciscanos, nas extensas áreas de chapadas à margem esquerda do rio São Francisco, entre as bacias dos rios Pandeiros, Pardo, Cochá e Acari.

Nossas comunidades estão distribuídas em ampla faixa de transição entre os biomas do Cerrado, da Caatinga e porções de Mata Seca. As nossas terras são ricas em diversidade de ambientes, com várias espécies vegetais e animais, faixas de solos férteis e, há algum tempo, alta disponibilidade hídrica. Entendemos as águas como o maior regulador do nosso modo de vida. Além disso, as terras veredeiras são umas das principais áreas de recarga hídrica do Aquífero Bambuí.”

Baixar: Protocolo de Consulta e Consentimento Prévio, Livre e Informado e de Boa Fé das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas Gerais (2023)

Pular para o conteúdo